sexta-feira, 19 de junho de 2009

A VIDA ACONTECE EM RODA!


De tarde, após o horário das aulas, o vovô que conta histórias reúne crianças a sua volta. Ele pode contar sobre qualquer coisa, logo as crianças vão se entreolhar entusiasmadas, começar a fazer perguntas e narrar suas próprias histórias até o momento em que não se sabe mais quem ensina e quem aprende. Serão todos crianças de olhos brilhantes. Quando se levantarem, seguirão seu rumo sem nunca esquecer o que aprenderam em roda.
A vida acontece em roda. Nesse espaço onde se pode olhar para todos os lados e todos são o meio. Onde a palavra é de todos e a diferença é ingrediente essencial. O espaço no qual a resposta vem em perguntas e o mestre é também aprendiz.
Há o professor que está sempre em frente aos alunos falando sobre tudo o que já estudou. Se ficasse entre os alunos, ele nunca falaria sobre o que já estudou, pois ainda estaria estudando e aprendendo com as idéias que circulam e voltam renovadas. Se quebrasse a linha reta, ele esqueceria o fim para criar um meio.
Os que aprendem querem ficar em volta do que é interessante, querem compartilhar suas visões de cada ângulo, cada experiência. Por onde vão os grandes homens e suas mensagens senão no meio da multidão? Os mestres, professores, filósofos, os músicos, os monges e avós, rodeando e sendo rodeados, contando e ouvindo histórias.
É importante circular o que temos vontade de entender. Também devemos fazer circular o que aprendemos e criamos. Isso é ser e fazer parte de um meio. É preciso ser mais vezes aquela criança entusiasmada com olhos brilhantes, por que a vida acontece em roda: faça roda!

2 comentários:

Unknown disse...

Lindo! cara.. tava cansada de textos deprimentes sobre a vida que eu andava lendo por ai (pessoas chatas com comentários negativos ¬¬ )... sempre que lembro de entrar no seu blog,prima, leio um texto mto bom!

Renato disse...

Rodas, círculos... que se formam naturalmente!

Texto muito bom e circular!